Na realização da atividade de Música sobre a Música Popular Brasileira, trabalhei em cima da música: Boas Festas de Assis Valente. Os meus alunos primeiramente escutaram a música em silêncio e aos poucos foram cantando, ainda não a conheciam, porém gostaram muito. Após escutarmos a música, conversamos sobre a letra desta.
Com certeza aprendi muito e meus alunos também, apesar de serem pequenos, crianças com quatro e cinco anos. Pedi a eles que escutassem a música com o coração, observando o que está nos dizendo, não só essa que estamos trabalhando, mas todas, assim percebendo as músicas com conteúdo e significado, não deixando se levar pelas preferências dos outros . Trabalhamos também sobre a vida e obra de Assis Valente, como nunca tinha trabalhado sobre a vida e obra de algum compositor, no início fiquei um pouco insegura, será que eles vão se interessar, então pensei em fazer algo que já despertasse suas atenções, comecei com charadinhas, lhes perguntando se imaginavam sobre quem iriamos trabalhar e em seguida fui apresentando um albúm seriado com fotos de Assis Valente.
Percebi que podemos trabalhar muita coisa em cima de uma música, e não foi um bicho de sete cabeças como eu pensei antes de fazer esta atividade, como diz o ditado "Quem canta, seus males espanta". Assim como esta atividade fez com que eu conhecesse um pouco mais sobre a Música Popular Brasileira e a trabalhar com os meus alunos, espero que eles desde agora também façam suas próprias escolhas, valorizando a Música Popular Brasileira.
2 comentários:
Oi, Michele. Nesta postagem tu mencionas que solicitaste aos teus alunos, entre outras, que eles escutassem a música com o coração, prestando atenção ao conteúdo da mesma. De que forma te fizeste entender para que os mesmos pudessem realizar tal tarefa? Somente fizeste tal pedido oralmente? Já tinhas trabalhado outras músicas desta forma? Surtiu efeito significativo?
Até a próxima!
Também relata que trabalhaste a vida e obra do autor como nunca tinha trabalhado antes. Como trabalhava antes? E agora?
Percebeste que podemos trabalhar muita coisa em cima da música. Que coisas? De que forma?
São indagações necessárias para
que tuas evidências fiquem claras e teus argumentos compatíveis com tua práticas.
Um abraço!
Postar um comentário