Com certeza falamos, escrevemos e lemos de diferentes formas, tudo depende do contexto onde estamos inseridos e também o nosso estado emocional. Podemos escrever muito bem um texto, mas na hora de apresentá-lo oralmente, esquecer e até se atrapalhar. Percebo isso também em algumas crianças, que ao se comunicarem com os colegas falam bem, são desinibidos, alegres, mas para o grande grupo, preferem não contribuir com sua fala. Também há pessoas que têm facilidade ao falar, mas ao escrever ou ler possuem muitas dificuldades.
Procuro sempre realizar atividades com meus alunos de Educação Infantil, nas quais eles possam discutir entre eles, por exemplo sobre uma história contada, “ler” as histórias através dos desenhos, apresentar os seus trabalhinhos contando aos colegas sobre estes, assim como também trabalhar com diferentes tipos de textos, principalmente aqueles que fazem parte do cotidiano deles, mas também apresentando-lhes novidades e diferentes formas de se trabalhar com estes textos, histórias, enfim, várias atividades com o intuito de que mais tarde estas crianças não tenham dificuldade ao ler, escrever, falar…
Procuro sempre realizar atividades com meus alunos de Educação Infantil, nas quais eles possam discutir entre eles, por exemplo sobre uma história contada, “ler” as histórias através dos desenhos, apresentar os seus trabalhinhos contando aos colegas sobre estes, assim como também trabalhar com diferentes tipos de textos, principalmente aqueles que fazem parte do cotidiano deles, mas também apresentando-lhes novidades e diferentes formas de se trabalhar com estes textos, histórias, enfim, várias atividades com o intuito de que mais tarde estas crianças não tenham dificuldade ao ler, escrever, falar…
Um comentário:
Oi Michel! Nessa postagem resgatas a proposta da interdisciplina tecendo reflexões sobre a oralidade, escrita e leitura e trazes reflexões sobre o teu trabalho em sala de aula. Abração!!
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