sábado, 12 de dezembro de 2009

Planejamento de Linguagem

Ao realizar a versão final do meu plano de aula de Linguagem, procurei melhorá-lo a partir das leituras realizadas durante os módulos 5, 6, 7 e 8 e percebi o quanto é extremamente necessário analisarmos com calma cada passo do nosso planejamento, observando se:
* A justificativa está de acordo com o que está proposto no plano? (Atenção: depois de ler todo o plano, a justificativa deve ser lida novamente.)
*O objetivo de cada atividade está de acordo com o que está proposto?
*O desenvolvimento de cada atividade está claro?
*As atividades possuem um encadeamento no qual uma oferece suporte é complementar à outra?
*O plano está focado no ensino da língua materna? (Observar se as quatro atividades se relacionam com o ensino da língua materna.)
*Você identifica relações entre as propostas do plano de aula e as discussões realizadas na interdisciplina?
Também peguei várias idéias do power point 3, módulo 4, "Olhares sobre a experiência docente": álbum de legendas, texto de uma cantiga de roda memorizado, títulos de livros, bandeja-caça imagens com alimentos, baralho dos contos de fada, jogo com letras móveis, jogo de leitura (janelinha), Jogo da forca.
Idéias maravilhosas que auxiliaram no meu planejamento e que com certeza vão fazer a diferença na aprendizagem dos meus alunos.

Nenhum comentário: