Antes de iniciar o projeto, realizamos um passeio pelas redondezas da escola. Após este, fizemos uma conversação sobre o que viram durante o passeio, o que despertou mais a atenção de cada um. Houve vários comentários, como:
- tinha uma horta bem grande com um monte de saladas;
- vi um cachorro bem grandão, depois um bem pequenininho;
- na rua tem também roça, que dá milho;
- as casas são bonitas, tem várias cores;
- a minha casa é parecida com esta;
- os passarinhos voavam, iam para as árvores;
-entre outras...
- tinha uma horta bem grande com um monte de saladas;
- vi um cachorro bem grandão, depois um bem pequenininho;
- na rua tem também roça, que dá milho;
- as casas são bonitas, tem várias cores;
- a minha casa é parecida com esta;
- os passarinhos voavam, iam para as árvores;
-entre outras...
Em cima destes e mais alguns comentários, fui questionando os alunos, instigando eles à fazerem perguntas, tive que intervir bastante, pois as crianças não faziam perguntas, apenas comentários.
Algumas perguntas:
- Como se constroe uma casa?
- Como se cola o tijolo?
- Como as flores nascem?
- Por que os animais têm casa?
- Por que as casas dos cachorros são diferentes?
Outra atividade que realizei foi a manipulação e recorte em revistas de imagens do seu interesse.
Três alunos recortaram imagens que simplesmente acharam bonita, questionei sobre o que gostariam de saber sobre esta, dois não sabiam dizer, então pedi que procurassem outra, o outro aluno justificou e explicou o porquê da sua escolha.
Observamos as imagens de todos. Após muita conversação e percebendo o interesse e curiosidade da turma sobre as diferentes casas e os animais que habitam nestas, iniciaremos o P.A com a seguinte questão investigativa:
"Por que as casas são diferentes e todos precisam ter uma?"
- Como se constroe uma casa?
- Como se cola o tijolo?
- Como as flores nascem?
- Por que os animais têm casa?
- Por que as casas dos cachorros são diferentes?
Outra atividade que realizei foi a manipulação e recorte em revistas de imagens do seu interesse.
Três alunos recortaram imagens que simplesmente acharam bonita, questionei sobre o que gostariam de saber sobre esta, dois não sabiam dizer, então pedi que procurassem outra, o outro aluno justificou e explicou o porquê da sua escolha.
Observamos as imagens de todos. Após muita conversação e percebendo o interesse e curiosidade da turma sobre as diferentes casas e os animais que habitam nestas, iniciaremos o P.A com a seguinte questão investigativa:
"Por que as casas são diferentes e todos precisam ter uma?"
Um comentário:
Oi Michele!! Certamente com os pequenos precisamos fazer algumas adaptações no PA, mas percebe-se que eles estão tocados por algumas questões que podem vir a nortear o trabalho. ABraços!!
Postar um comentário