Foi muito legal fazer a atividade de Ciências, as crianças adoraram brincar com as figuras e também com as suas próprias sombras. Através desta concluíram que para haver sombra é necessário ter luz, “como é que vai ter sombra se não tem luz”(colocação da aluna Gabrielle), que sombra não é a mesma coisa que o escuro e também que a sombra de uma árvore se modifica durante o dia.
Para a minha turminha, sombra é:
* quando uma coisa está fazendo sombra;
* vem um ventinho na sombra;
* sombra são coisas pretas;
* é quando o sol passa por cima de uma coisa e essa coisa não deixa o sol passar;
* quando a nuvem tapa o sol;
* quando vai chover;
* sombra é uma nuvenzinha escura que fica atrás das coisas quando tem luz.
Após a conversação, escolhemos a colocação que concordamos ser mais clara para definir sombra: “é quando o sol (ou luz) passa por cima de uma coisa e essa coisa não deixa o sol passar ( abaixo desta há sombra)”.
Não foi somente as crianças que gostaram de realizar esta atividade, eu também , foi muito bom ver eles pensando e tirarem suas próprias conclusões, alguns falavam o que vinha na cabeça e logo mudavam de opinião quando escutava a do colega. Esta troca contribui muito para as suas conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário