domingo, 21 de novembro de 2010

9º semestre

Para a construção do meu TCC, busquei verificar as influências que a organização do espaço exerce na Educação Infantil, através da opinião de diferentes pesquisadores, de profissionais da Educação Infantil, bem como da minha prática em sala de aula durante o estágio curricular obrigatório.

Teoria e prática confirmaram a hipótese inicial da relevância do tema e suscitaram uma nova reflexão: a necessidade de conhecimentos do educador. Sabemos que é preciso observar e analisar os alunos, conhecer as características da faixa etária em que se encontram para oferecer-lhes ambiente e objetos adequados, mas acima de tudo, ter sensibilidade e coragem para efetuar as mudanças necessárias. As professoras entrevistadas mostraram-se receptivas a essa ideia e as observações realizadas em sala de aula, diretamente com as crianças, comprovaram o quanto um espaço organizado é benéfico.

Este trabalho exigiu muito de mim, mas agora com ele pronto, sinto muito orgulho de tê-lo feito e superado este desafio. Foi um grande aprendizado, que fez novamente eu enriquecer minha prática pedagógica, a partir dos diferentes pontos de vista, tanto dos autores estudados, como das professoras entrevistadas.

Nenhum comentário: