Após a leitura do texto de Regina Hara: “Alfabetização de adultos: ainda um desafio.” debatemos no fórum sobre os diferentes portadores de texto, nossos grandes aliados no processo de aprendizagem, os quais facilitam a leitura e a escrita.
Trago alguns exemplos do texto, primeiro do menino que empenhado em ler um gibi fez grandes progressos de leitura e talvez não fizesse com outro tipo de texto, por isso a importância do professor trazer diferentes tipos de texto, proporcionamdo a todos o que de fato lhe interessam. Outro exemplo, é o da aluna que não queria escrever a respeito da classe, dizia não saber escrever, e conseguiu escrever e ler sobre seus filhos. Isso nos mostra que quando o assunto é de nosso interesse, a aprendizagem se torna mais fácil.
O texto também fala que o processo específico de ler e escrever se desenvolve a partir de uma situação coletiva, que pode ser uma conversa, a leitura de uma manchete de jornal, uma atividade lúdica, um acontecimento, em que todos se envolvem, comentam, opinam, contribuem e pedem contribuição. E com certeza, a aprendizagem será mais significativa através de debates, de trabalhos em grupos, de leituras coletivas, enfim, estas e muitas outras atividades que proporcionam o aluno expor suas idéias, opiniões, desejos e necessidades.
Trago alguns exemplos do texto, primeiro do menino que empenhado em ler um gibi fez grandes progressos de leitura e talvez não fizesse com outro tipo de texto, por isso a importância do professor trazer diferentes tipos de texto, proporcionamdo a todos o que de fato lhe interessam. Outro exemplo, é o da aluna que não queria escrever a respeito da classe, dizia não saber escrever, e conseguiu escrever e ler sobre seus filhos. Isso nos mostra que quando o assunto é de nosso interesse, a aprendizagem se torna mais fácil.
O texto também fala que o processo específico de ler e escrever se desenvolve a partir de uma situação coletiva, que pode ser uma conversa, a leitura de uma manchete de jornal, uma atividade lúdica, um acontecimento, em que todos se envolvem, comentam, opinam, contribuem e pedem contribuição. E com certeza, a aprendizagem será mais significativa através de debates, de trabalhos em grupos, de leituras coletivas, enfim, estas e muitas outras atividades que proporcionam o aluno expor suas idéias, opiniões, desejos e necessidades.
Um comentário:
Oi Michele! Como procuras trabalhar em aula com essas propostas trazidas pela autora? Já realizaste atividades semelhantes? Abração!!
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