segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Unidade 1 - Libras

As atividades da unidade 1 de Libras, foram todas desafiadoras, a primeira fez eu lembrar de como foi difícil para os meus colegas surdos conseguirem um intérprete, não sei se há poucos profissionais nesta área, ou houve outro problema, mas a escola demorou para conseguir um intérprete, então nós tentávamos auxiliá-los, mas foi complicado, pois entendíamos muito pouco o que eles queriam dizer. Ao ver o filme: "E seu nome é Jonas", lembrei deles, da sua dedicação, do seu esforço e das suas conquistas, e como podemos ver no próximo parágrafo, os surdos estão lutando pelos seus direitos e cabe a nós incentivá-los nesta luta.
"O dia do Surdo tem um significado simbólico muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve inicio há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecidas como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de “deficientes”." (Strobel, p.75-76)
E na terceira atividade, na tentativa de descobrir o diálogo, percebemos o quanto é difícil entender algo do qual somos leigas, por isso a necessidade de conhecermos esta linguagem para estarmos preparadas ao receber um aluno deficiente auditivo.
Enfim, todas as atividades nos mostram o quanto seria interessante se fosse proporcionado a aprendizagem desta linguagem de sinais nas escolas, para que desde pequenos houvesse a interação entre ouvintes e surdos.
Referências bibliográficas:
Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008. (p.75-76)

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Michele! Legal essa tua postagem, trazes uma experiência que tiveste com a cultura surda e dialoga com a teoria. Abração!!