quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conhecendo um pouco da realidade da EJA

Com a nossa saída de campo, pudemos vivenciar um pouquinho do trabalho com EJA e percebemos o quanto é difícil para os alunos conciliarem trabalho, família e os estudos.
Conforme o texto de Regina Hara " ...estes adultos trabalhadores estão situados nos postos de maior desgaste físico, são aqueles que mais dificuldades possuem para chegar ao trabalho, premiados pelas condições precárias dos serviços de transporte, são, enfim, aqueles que, imersos no mundo do trabalho e condicionados pela maneira como ele se realiza, dispõem de pouco tempo para a sua formação e, quando dispõem, o cansaço é um limitante significativo". Apesar de todas as dificuldades, os alunos entrevistados demonstraram muita alegria e determinação na busca por uma vida melhor.
Um dos alunos, ao ser questionado por que estava estudando, respondeu: "Estou estudando para largar de mão o mundo cego que eu vivia, antes tinha vergonha de mostrar a minha identidade, de ter que sujar os meus dedos com tinta, hoje tenho orgulho de assinar o meu nome.” Com esta resposta ele nos mostra o orgulho e satisfação que está sentindo e que são estas conquistas que lhe dão força para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Michele!! Bem legal essa tua postagem, pois resgatas elementos do texto trabalhado e comentas os teus aprendizados com o trabalho de campo. Abração!!