Lendo os textos da unidade 3 de Libras, pude constatar que muitas escolas de surdos utilizam um ensino estruturado por ouvintes, e isso dificulta muito o processo de aprendizagem do aluno surdo, por isso é de grande necessidade que os alunos surdos tenham colegas surdos e professores surdos ou que saibam a língua de sinais, caso isso não seja possível, os professores ouvintes precisam receber orientação de professores surdos, pois muitas vezes os alunos surdos são tratados como alunos com dificuldades de aprendizagem e isso não é verdade, sabemos que o aluno surdo é capaz de aprender tanto quanto um aluno ouvinte.
Além de tantos desafios impostos ao surdos, eles ainda passam pela discriminação de algumas pessoas que olham para eles com pena, isto também auxilia na sua desmotivação e na sua baixa auto-estima, por isso: “O Brasil necessita perceber o sujeito surdo como um sujeito que tem uma diferença lingüística e cultural”. (Perin, 2008). Além disso, o sujeito surdo também precisa acreditar em si mesmo e mostrar tudo o que é capaz.
Um comentário:
Oi Michele!! Legal essa tua postagem, pois fazes reflexões a partir da tua leitura do texto. Abração!!
Postar um comentário